0

Oenoturismo – Curta esta ideia nas férias europeias



Se para os brasileiros as férias escolares de julho chegou ao fim, para os europeus elas estão apenas começando. E para aproveitar, que tal conhecer um pouco da cultura do vinho e desfrutar dos castelos que oferecem toda a comodidade necessária? Para quem esta de férias aqui no Brasil, esta aí uma boa opção para curtir o verão europeu e aproveitar o melhor da Europa.


Para quem gosta de Paris, é possível realizar cursos de degustação com profissionais em lojas especializadas – O blog Vin&Plaisir poderá indicar uma escola – e ainda você poderá aproveitar o Paris plage, que faz enorme sucesso nesta época por lá! O Paris plage é uma praia artificial á beira do Rio Seine, na capital francesa. Muito legal conhecer!

Outra opção é alugar um carro e partir para as regiões francesas para descobrir o que há de melhor nos châteaux, nesta época do ano, as grandes vinícolas e até mesmo as menores, oferecem infraestrutura adequada para receber os turistas. Na Espanha, temos a empresa Zaporeaz – parceira do Vin&Plaisir – que oferece pacotes individuais e em grupos para quem quer descobrir as regiões de La Rioja, San Sebastien e Bordeaux, na França.


Para quem tiver interesse em montar um planejamento, entre em contato comigo pelo email: michele.montanha@gmail.com, eu posso indicar o que há de melhor para a sua viagem!


Leia Mais ►
1

Enoturismo em Bordeaux surpreende!



Novo modelo de pousada vira atração na França






No dia 15 de Julho, o Château Vieux Lartigue Saint-Sulpice-de-Faleyrens, inaugurou um novo tipo de acomodação um pouco incomum de se ver. Os quartos são em forma de barris, isso mesmo! O ambiente conta com 20m ², divididos com todo o conforto que você pode esperar: chuveiro, cozinha, ar condicionado , etc... 
O conceito, chamado Thunderbolt, foi projetado por Frederick Charles Chassagne que "queria desenvolver um conceito que pode caber em todas as regiões de vinho de Saint-Emilion, onde as paisagens são classificados como patrimônio da UNESCO. "

O projeto levou três anos para ser concluído, mas o resultado valeu a pena. Cada cliente pode reservar através da internet. Os barris são fabricados pela Cooper Seguin Moreau , líder mundial em tanoaria. Legal J


Reservas podem ser feitas pelo site: http://www.coup2foudres.com/reservation.php


Fonte : Vitisphére France
Leia Mais ►
0

Vinhoterapia no inverno

Conheça o Spa do vinho e aproveite o inverno para cuidar da sua pele


 


Se o inverno é tempo de recolhimento e cuidados, a vinhoterapia esta  aí para confirmar!
A vinhoterapia baseia-se na utilização de nutrientes e elementos da uva a fim de elaborar extratos  polifenoicos usados em diversos tratamentos como , esfoliações, massagens faciais e corporais, entre outros para cuidados estéticos.

Entre inúmeros benefícios deste tratamento estão a recuperação da fibra capilar, o auxilio na produção de colágeno, oferecendo mais firmeza á pele e tonificação da pele. No Brasil, é possível encontrar o Spa do vinho , que oferece diversos serviços de relaxamento, incluindo a vinhoterapia, um luxo que faz muito bem aos olhos de quem vê e a pele agradece.

Serviço:

Spa do Vinho

Leia Mais ►
0

Que tal montar uma degustação em casa?


Fácil e simples, a degustação em casa além de ser mais econômica promete muita diversão




 




Com a onda de assaltos nos restaurantes paulistanos e os altos preços , o bom mesmo é montar uma degustação em casa, que saí mais barato e eu acredito ser mais divertido!
Em casa, você poderá economizar comprando vinhos que realmente gosta com um melhor custo-benefício , e além disso sem hora para acabar! Muito bomJ
O objetivo neste tipo de reunião é convidar alguns amigos que gostem de vinhos, preparar um risoto com aperitivos ou encomendar uma bela pizza e combinar alguns rótulos. Por exemplo, você poderá sugerir rótulos até 100,00 para a noite. Outra dica é decidir um tema para a reunião, pode ser tintos italianos ou franceses, chilenos ou argentinos, pode apostar também em vinhos de uma única uva e por aí vai.. O que vale mesmo é o espírito de festa e o interesse em desvendar novos rótulos.
Uma dica é evitar aqueles rótulos conhecidos por todo mundo, a finalidade aqui é descobrir novos prazeres para a noite ficar ainda mais agradável.

O cenário                                          

O cenário é muito importante para receber seus convidados, disso não tenha dúvidas!
Caso a opção for pela degustação de vinhos argentinos, você poderá decorar sua sala com fotos e imagens que lembram o país, que tal?

O serviço dos vinhos

Existem algumas regras importantes no serviço de degustação, mesmo se a degustação for mais descontraída, vale o mesmo!
Regra 1 – Os vinhos mais jovens e mais baratos sempre deverão ser servidos primeiro, a exceção fica no caso de ser o mesmo vinho em safras diferentes, daí a ordem se inverte.
Regra 2 – Os espumantes mais secos ficam em primeiro plano, depois os meios –secos , fechando com os moscatéis,
Regra 3 – Já a degustação com vários estilos deve começar com os espumantes secos, depois os brancos sem madeira, brancos com madeira, rosés mais claros para rosés mais escuros, tintos leves, jovens, sem passagem em barrica, tintos com madeira, de guarda, espumantes doces, vinhos doces e finaliza sempre com os fortificados.


Leia Mais ►
0

Promoção especial de vinhos espanhóis e argentinos



Com o final de semana chegando não deixe de garantir seu próximo rótulo


Para os amantes dos desejáveis vinhos argentinos e espanhóis, a Vinhos Pontuados, esta com uma super promoção esta semana que vale á pena conferir! Na vitrine temos o espanhol  Castillo Ygay Gran Reserva Especial 2004, de cor rubi intenso sob-reflexos de granada, conta com aromas de frutas vermelhas, frutos secos e especiarias, um vinho muito estruturado e intenso, com taninos firmes e maduros. No prato, vale harmonizar com carnes de porco e javali. 
 A segunda opção é o  Eminia Prestigio 2006, um também espanhol 100% Tempranillo, da região de Ribera Del Duero, que acompanha perfeitamente carnes assadas ou com molhos mais condimentados. Este rótulo brilha em sua cor vermelho escuro, apresentando muita limpidez em taça. Seus aromas surpreendem entre nuances de especiarias, tostados, alcaçuz, tabaco, frutas vermelhas e negras.

Vinhos Argentinos - Entre os argentinos, o destaque vai para o Escorihuela Gascón Malbec 2011, ideal para acompanhar carnes grelhadas, possui  aromas de frutas negras, vermelhas e ameixas maduras, o qual se completa numa estrutura bastante acentuada, taninos firmes e macios. Seu final é longo e persistente.
Altosur Cabernet Sauvignon 2010 -  Este é um exemplo de excelente custo-beneficio, Trata-se de um vinho muito estruturado, com taninos macios e volumosos, em sua cor vermelho intenso. Seus aromas somam-se a groselha, framboesa, eucalipto e menta. No prato, combina bem com carnes grelhadas.



Leia Mais ►
0

Vinho e coquetéis

Conheça a relação entre os dois prazeres



Eles costumam ser refrescantes, repletos de cores, aromas e sabores, estamos falando dos coquetéis, que há anos vêm brilhando nos bares e festas com suas alquimias e prazeres! Isso porque, nos últimos anos eles têm sido as grandes estrelas das festas e comemorações, mas e aí, dá pra harmonizar com vinhos? Olha, vou te contar que ainda existem enólogos tradicionais que afirmam que não, mas o mercado e o público prova o contrário. Além de ser inevitavelmente gostoso, a coquetelaria tem sido estratégia de marketing em eventos para atrair o público . O ano passado a Dunamis, vinícola gaúcha atraiu grande público na Expovinis,  por conta da sua coquetelaria e por aí vai..

Bom, então vamos falar mais sobre esta alquimia! A mitologia grega atribui á vinha e consequentemente o vinho, poderes regenerativos e capazes de aproximar o homem da divindade,  por meio de rituais religiosos e festivos. A coquetelaria conta com um significado bastante parecido. Pois, ela foi criada para as festas com o objetivo de atrair a atenção e identificar o prazer de cada um.  O coquetel conta com a união de bebidas -  em sua maioria alcoólicas -  com a presença de gelo e frutas. A Revista Adega publicou há algum tempo atrás que na Idade Média já se fazia coquetelaria, com a mistura de suco de fruta aos destilados, e com o passar do tempo á prática foi ganhando sofisticação e criatividade. A Europa foi a grande percusora , logo em seguida foi a vez dos EUA e a partir daí ganhou mundo afora.

E aí, qual  o seu coquetel preferido? Escreve pra gente que passamos a receita!!


ThanksJ
Leia Mais ►
0

Mulheres que bebem vinho regularmente têm menos tendência a engordar


Um novo estudo mostrou que as mulheres que bebem de um a dois drinques por dia são 30% menos propensas a ganhar peso. Pela pesquisa, Lu Wang, epidemiologista do Hospital das Mulheres em Boston, perguntou a 19.200 mulheres a partir de 39 anos com peso normal os hábitos de bebida delas e o ganho de peso nos últimos 13 anos. Em média, apesar de todas terem engordado à medida que envelheciam, as mulheres que ganharam mais peso foram as que nada bebiam. E o total de quilos adquiridos diminuía de acordo com o consumo alcoólico de cada uma delas.


Se você também é apaixonada por vinho (assim como eu), você vai adorar essa notícia!

As razões podem ser muitas, uma delas é como as mulheres metabolizam o álcool quando comparadas aos homens.
- Aquelas que consomem uma quantidade moderada de álcool costumam ter uma ingestão calórica menor de outras fontes não-alcoólicas, particularmente de carboidratos – disse Wang. – Por outro lado, a ingestão de álcool tende a acelerar o metabolismo das mulheres, significando um maior gasto calórico – explicou.
Na pesquisa, cerca de 38% (7,3 mil) afirmaram que não bebiam álcool, enquanto quase 6% afirmaram que bebiam moderadamente, ou seja, duas taças de 150 ml de vinho por dia, e cerca de 3% bebiam mais do que isso, cerca de 30 gramas de álcool por dia. Os pesquisadores afirmam que os resultados estavam associados a quatro tipos de bebidas – vinho tinto, vinho branco, cerveja e licor. O estudo afirma ainda que a melhor relação entre peso e consumo de álcool se deu com as mulheres que ingeriam vinho tinto.
Segundo a nutricionista e porta-voz da Associação Dietética Britânica, Catherine Collins, é preciso ter cautela em concluir que beber pode ajudar a perder peso.
- Seria um erro pensar que consumir álcool vai ajudar a emagrecer. Sabemos que as calorias do álcool contam. Para aquelas que bebem demasiadamente, por exemplo, as bebidas tem um grande impacto no peso – concluiu.
Fonte: Uvibra e Smartgirls
Leia Mais ►
0

Vinhos Pontuados realiza promoção imperdível de rótulos

Aproveite o final de semana e passe em boa companhia



A Vinhos Pontuados esta com promoções imperdíveis para quem aprecia um bom rótulo. Todos os vinhos do site são altamente premiados pelo crítico Robert Parker e as principais publicações. Vale á pena a visita!
Toda a semana a loja online apresenta uma relação de vinhos promocionais que garante qualidade e economia para o seu bolso. O blog Vin&Plaisir, indica esta vitrine que garante uma diversidade enorme de vinhos com variados preços e sugestões de harmonização de pratos. Aproveite e confira também o blog da empresa: http://www.entrevinhos.com.br/

Abaixo, você confere os vinhos que estão em promoção esta semana!

O vinho Casajus Vendimia Seleccionada 2007 . Um vinhos espanhol com excelente custo – benefício, é muito harmônico , conta com taninos macios e combina divinamente com pratos fortes como carnes de caça, assados e queijos mais condimentados. Robert Parker deu a este rótulo a nota 92 o que garante qualidade e entusiasmo.

Altosur Merlot 2009 – Um argentino sublime, em sua cor rubi intenso com um bouquet intenso  de frutas vermelhas com notas de cassis. Trata-se de um rótulo muito equilibrado,com final persistente e elegante.  Combina com carnes grelhadas, tabuas de frios e queijos. A revista Wine Spectador, deu ao vinho a nota 84.

Para conhecer mais rótulos , acesse: http://www.vinhospontuados.com.br/




Leia Mais ►
0

Como limpar corretamente sua taça de vinho



Caros, a Sommelière, Jéssica Marinzeck, dá pra gente no material abaixo,  uma super dica para limpar a sua taça corretamente. Embora não pareça,  a limpeza da taça é essencial para o bom funcionamento da degustação, aproveitem a dica e tenham todos um lindo dia de trabalho/descanso.



Por Jéssica Marinzeck, de Malta

Como eu já sei que você gosta muito do seu vinho e quer mantê-lo sempre em bom estado, aqui vão algumas dicas importantes no cuidado com a sua taça.
Primeiro de tudo, se você possui máquina de lavar louça em casa, evite colocar suas taças lá. O detergente usado nessas máquinas são fortíssimos e acabam deixando sua taça com aromas que irão prejudicar sua bebida. O melhor é sempre enxaguar, enxaguar e enxaguar com água morna e se for usar detergente líquido, use o mínimo possível e dos mais neutros.

Depois disso, é hora de secar a sua taça. E se você acha que esse é um trabalho simples, você acertou, é simples,  mas muitas pessoas o fazem de maneira errada o que possibilita a quebra da taça com muito mais facilidade. Abaixo você ira encontrar 3 passos para enxugar a sua taça perfeitamente.
Para secar a sua taça procure usar tecidos que não soltem pelinhos…


Vamos lá:
Primeiro seque a base da taça:

Segundo passo é segurar a taça pelo bojo usando o tecido
Ainda segurando a taça pelo bojo, coloque o resto do tecido dentro da taça e faça movimentos circulares, mas sem forçar


Dê uma última checada, e pronto, sua taça está limpinha!





Leia Mais ►
1

Conheça o Icewine canadense




Há tempos atrás publiquei um material bem legal na minha coluna de Wine and Drink, na revista eletrônica "Terapia do Luxo"http://terapiadoluxo.com.br/o qual gostaria de dividir com os leitores do Vin&Plaisir. O material fala do Ice Wine canadense, que uma hora ou outra vai brilhar como nunca por aqui. Espero que gostem!


Icewine ou Eiswein em alemão é um tipo de vinho de sobremesa produzido a partir de uvas brancas que foram congeladas ainda na videira durante o inverno. As uvas são prensadas ainda congeladas, em seguida, retira-se um sumo rico em açúcar e acidez, o que faz do Icewine um vinho doce e concentrado.

As primeiras tentativas de produção do vinho foram feitas na Alemanha, em 1794, mas foi no Canadá que o vinho ganhou longevidade e fama devido ao clima mais propício para tal prática. Por lá, os invernos são mais rigorosos e consistentes, o que facilita muito a sua produção.


Mas como ele é produzido?

No Canadá, o Icewine é produzido exclusivamente a partir de uvas que foram colhidas e naturalmente congeladas ainda na videira.  A colheita ocorre geralmente durante a noite para garantir uma temperatura inferior a -8 ° C.
Em regra, as uvas, sumos, vinho ou mosto não podem ser artificialmente refrigerados, em qualquer ponto do processo de fabricação. Porém, esta semana a imprensa internacional anunciou que um grande produtor australiano esta fazendo o processo de refrigeração para umIcewine de sobremesa.

O Icewine é ideal para quem aprecia um vinho doce e com uma boa concentração de frutas, sendo extremamente refrescante ao paladar  que conta com uma mistura de frutas exóticas e uma concentração de doçura com nuances de mel, damasco, pêssego, mangas maduras e um final delicioso marcado por esse conjunto irresistível de sabores. Sem falar dos seus aromas florais.

Serviço:

O Icewine pode ser apreciado em diferentes ocasiões , apesar de ser considerado um vinho de sobremesa pode ser servido como aperitivo de entrada, sozinho ou acompanhado de salgados frios, frutas ou pratos ligeiramente picantes.  Pode ser servido entre 5-7 °C.

O produto pode ser encontrado em lojas especializadas em todo o Brasil. Vale lembrar que o vinho conta com ma garrafa extremamente elegante!


Leia Mais ►
1

Consumo de vinho fortalece os ossos

Pesquisa aponta benefícios no consumo moderado de vinho





A Revista Adega,  publicou há um tempo atrás , uma matéria muito interessante sobre a relação do consumo do vinho e o fortalecimento dos ossos . Bom, se beber vinho já era bom com essa informação fica ainda melhor, não é verdade?

Na realidade o consumo pode evitar uma possível osteoporose, uma doença que atinge milhares de brasileiros pela descalcificação e diminuição da densidade óssea – situação que os torna mais porosos, sensíveis e mais suscetíveis a fraturas – muito comum em pessoas com mais de 60 anos, especialmente mulheres, devido á menopausa, quando passam a produzir menos estrógeno, hormônio que auxilia na manutenção do equilíbrio entre a perda e o ganho da massa óssea.

De acordo com a reportagem da Revista, na década de 90, um estudo feito na França, mostrou que cerca de 8 mil mulheres com mais de 75 anos,  chegaram  á conclusão de que aquelas cujo o consumo era de 1 a 3 taças por dia acompanhando as refeições, ganhavam mais massa óssea do que as outras mulheres que não tinham o mesmo hábito. De acordo com a pesquisa, os benefícios nada tem haver com o álcool, mas com outras substâncias presentes no vinho, que aliadas ao consumo moderado, beneficiam toda a estrutura óssea, em especial no consumo dos vinhos tintos. 

O efeito protetor do vinho se deve, basicamente, a três fatores : álcool, quercetina e resveratrol. Enquanto o álcool atua inibindo a ação dos osteclastos, o resveratrol tem a função estrutural e funcional semelhante á do estrógeno – evita a perda do tecido ósseo e auxilia sua regeneração -  essa semelhança lhe dá o título de substância fitoestrógena. Por fim, temos a quercetina, um flavonoide natural, encontrado em grandes quantidades apenas no vinho tinto e em maçãs, brócolis e cebolas, cujo papel é semelhante ao do reveratrol. Especialmente, ela age nos receptores ósseos estimulando os osteoblastos e inibindo os osteoclastos. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, anticarcinogênicas, antivirais e antialégicas.

Então, vamos beber muito vinho!!:)


Fonte : Revista Adega
Leia Mais ►
0

Enoturismo na Espanha em setembro!




País Basco e La Rioja são regiões bastante conhecidas no norte da Espanha e atraem todos os anos inúmeros turistas em busca de suas riquezas gastronômicas e culturais. As regiões contam ainda com inúmeros atrativos de encher os olhos e palpitar os corações. Com a ideia de levar turistas brasileiros amantes da boa mesa e de bons vinhos, o blog Vin&Plaisir, se associou ao site de Enoturismo ZaporeaZ, para levar grupos de férias para as duas regiões. A ideia é montar um grupo para o mês de setembro, quando termina o verão europeu, diminuindo desta forma o valor dos bilhetes ,  ou montar um calendário de acordo com a programação do grupo.

 Entre os diversos passeios  no roteiro, estão inclusos, visitas a restaurantes com estrelas Michelin, cavernas centenárias e vinícolas.  E para oferecer maior comodidade todo o roteiro será consolidado por profissionais qualificados a fim de que a viagem seja extremamente confortável. 





Confira abaixo, algumas das programações: 


       

. Visitas há um dos melhores museus de vinhos do mundo, são duas bodegas que contrastam as tradições ancestrais da cultura do vinho, e a tecnologia mais avançada disponível no mercado, escoltada pela nova geração de viticultores. Uma viagem pelo passado e o futuro. Além de descobrir duas belas cidades medievais,


·         Visita ao Vale do Salado , no País Basco, com mais de 5.000 anos, além de uma agradável noite em Bilbao.



·         Visita ao museu Guggenheim, obra do arquiteto americano Frank O. Gehry. Neste momento, vamos mergulhar no mundo encantado do Txakoli, um vinho 100% basco .



·         Visita ao Mercado de San Sebastián, acompanhado por um reconhecido chef local, onde vamos escolher os ingredientes para a oficina de cozinha e degustação dos produtos da temporada.





Você ainda poderá contar com toda a comodidade de planejamento da sua viagem pela equipe ZaporeaZ, quem é quem deverá cuidar de toda sua acomodação e programação.

Serviço:



Para mais informações, favor entrar em contato com Michele Montanha

michele.montanha@gmail.com  ou pelo telefone : 11 9 7962 8655,








Leia Mais ►
0

Argentina sofre queda na exportação de vinhos á granel

Os primeiros quatro primeiros meses doa no foram marcados por uma baixa nas exportações de vinhos á granel, o embarque dos vinhos caíram 23,2% em volume (892,2 mil hectolitros), com um declínio de 4% no valor. Já no mesmo período do ano passado o preço médio das exportações de vinho argentino aumentou em 28%. Esta tendência está relacionada com a queda acentuada nas exportações de vinho a granel, como esta acontecendo em outros países.
A queda é realmente uma surpresa para os argentinos que tiveram enorme sucesso com as exportações de vinhos á granel no ano passado. Em contrapartida, os embarques de vinhos argentinos engarrafados permanecem em crescimento,  até agora fechou num aumento de 14% em valor.




Leia Mais ►
0

Vinhos argentinos

Faça o seu roteiro e descubra o que a Argentina tem de melhor



A terra do tango é também a terra do vinho! Coroada como o país da uva Malbec,ela tem muito a nos oferecer além de belas paisagens! Isso porque, a Argentina é ponto certo para quem aprecia os bons rótulos do novo mundo. São vinhos ícones, altamente conhecidos e pontuados mundo afora, atualmente, é difícil encontrar alguém que nunca teve um contato com esses vinhos,seja no novo ou velho mundo, eles podem ser vigorosos e expressivos numa explosão de aromas.

Entre seus inúmeros rótulos podemos encontrar uma variedade de bons vinhos com excelente preços e engana-se que somente os mais caros são os melhores, tudo depende do seu paladar e o mais importante, a Argentina produz sim, vinhos excelentes com bom custo-beneficio.
Para quem esta disposta á fazer um tour pela Argentina, passar por Mendoza é obrigatório, de lá , poderá seguir ao Chile ou voltar para Buenos Aires e curtir seu famosos bares e casas de tangos, outra opção imperdível é aproveitar e conhecer a Patagônia.


Abaixo, você confere algumas dicas de vinhos para degustação! Que tal aproveitar o friozinho e degustar o que há de melhor na Argentina?!

Catalpa Chardonnay 2010 Excelente companhia para pratos leves á base de molhos brancos. Seus aromas conferem frutas brancas, notas cítricas e nuances de mel e baunilha. Tem excelente estrutura e muito frescor. Catalpa Cabernet Sauvignon 2008 – Um tinto irresistível que combina super bem com carnes grelhadas e temperos mais condimentados. De cor rubi intenso, traz notas de frutas vermelhas com toques de especiarias e chocolate. Trata-se de um vinho encorpado, forte, com taninos firmes e maduros. Ideal para um almoço de domingo com a família.


Leia Mais ►