0

Chile e o renascimento da uva Carignan

A uva Carignan tem sido objeto de grande preocupação dos produtores chilenos da região do Maule, de acordo com uma reportagem feita pelo site francês Vitisphére, a batalha desses produtores tem sido por conta da valorização da imagem dessa casta no país que eu realmente não sei dizer se é francesa ou espanhola, pois há várias especulações quanto a isso...
O que realmente sei é qe sua história ainda é jovem no país, o incentivo da plantação da uva começou em 1939, com o intuito de melhorar a qualidade dos vinhos desta região. Porém, somente na década de 90 ela ganhou notoriedade.
Em 50 anos, os vinhos com as uvas Carignan foram agraciados pelo  frescor, cor e estrutura.
Os vinhedos chilenos contam com uma produção de território de  800 ha, dos quais 584 ha são plantações da uva Carigan na região de Maule.
Para se ter o direito de usar a marca Vigno ® em seus rótulos, os produtores se comprometem a respeitar regras comuns de produção, como conter um mínimo de  65% de Carignan e passar por pelo menos dois anos em barris de carvalho, frascos ou garrafas.  
Para Derek Mossman, membro da associação dos produtores, "Estas vinhas são uma espécie de museu vivo de uma parte fundamental da viticultura chilena. É um tesouro do patrimônio do vinho chileno “, completa.

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!