0

Um bate-papo com a sommelière Deise Novakoski


Foto : Alexandre Landal
Espirituosa, alegre e sempre sorridente, assim é uma das Sommelières mais experientes e respeitadas no Brasil, Deise Novakoski, que ficou conhecida nacionalmente durante as gravações do Menu Confiança e Liquido Certo, ambos exibidos pelo canal GNT. Mas a fama não parece mudar seu estilo de vida, nem mesmo esquecer a simplicidade do começo da sua carreira. Deise foi uma das primeiras alunas da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), do Rio de Janeiro, aliás, ela ajudou a fundar a prestigiada escola que é atualmente, lá começou a estudar vinhos ainda na adolescência e nunca mais parou. Porém, seu sonho inicial não era ser nenhuma profissional famosa do mundo do vinho, era ser simplesmente uma atendente em restaurante.
Abaixo, você confere um pouco da sua história e do seu trabalho, com uma entrevista exclusiva para o blog Vin&Plaisir.


Vin&Plaisir - Deise, como e quando surgiu à inspiração para se tornar uma sommelière?

Deise Novakoski - Eu queria trabalhar no atendimento do restaurante, mas, sou canhota e servir vinho me pareceu à função mais condizente com essa limitação.



Vin&Plaisir - Atualmente você esta á frente de um famoso restaurante no Rio (Eça) como é a sua rotina de trabalho?

Deise Novakoski -  Não é muito diferente do que era há alguns anos atrás, afinal o restaurante acontece todos os dias independentemente de quantas vezes você tenha feito isso ao longo de sua vida. Todos os dias, recebo antigos clientes, mas também novos. É mais ou menos como o teatro, onde os atores interpretam seus papeis todos os dias para públicos diferentes. Então, o que se tem de resposta depende muito do público que recebemos a cada dia.




Vin&Plaisir  - Como surgiu o convite para fazer o programa Menu Confiança e o quadro "Líquido e Certo", da GNT?

Deise Novakoski -  Primeiro fui convidada para fazer parte do Menu Cofiança o convite para o " Liquido e Certo" veio um ano depois.
 Não sei ao certo quem sugeriu o meu nome e seja lá quem for rezo por ele ou ela,  pois trabalhar no canal foi uma das melhores experiências que já vivi com o meu trabalho. A abrangência da televisão fez com que um número enorme de pessoas pudesse de beneficiar de informações sobre vinhos e bebidas, desmistificando , acredito que ajudei alguns a melhor forma de aprecia-las e explora-las em beneficio do prazer. E é para isso que meu trabalho se destina. 



Vin&Plaisir  - Atualmente, temos no mercado centenas de mulheres trabalhando em restaurantes, lojas e importadoras de vinhos, mas ainda assim, principalmente no velho mundo  sofremos preconceito por trabalhar num mundo até pouco tempo "exclusivo"para homens, como é este desafio para você e como vê a profissão daqui há 10 anos?

Deise Novakoski - Hum, conversa espinhosa:-) Foi muito duro e, ainda é, me esforço diariamente para não ficar remoendo injustiças e preconceitos vividos durante o percurso. Alterno dias de luta com alienação para não ficar ranzinza. Acho que não vai ser muito diferente daqui há dez, vinte ou trinta anos. Só para te dar um exemplo: entre os milhares de homens escrevem sobre vinhos em vários veículos nunca ouvi entre os amigos um apelido jocoso. Quando é uma mulher que escreve ou vive de bebidas alcoólicas a coisa muda de figura, por exemplo, tive que ouvir um dia destes uma pessoa me contando "com o maior carinho" que na casa dele o próprio e a esposa me colocaram a alcunha de "pinguça" segundo ele as sextas a esposa pergunta carinhosamente: "Já leu a pinguça hoje?". Ouvi isso e ainda tive que rir, afinal se eu demonstrasse qualquer reação negativa iriam dizer que sou mal humorada, mal comida (porque também tem essa. Sempre que o assunto é com mulher metem a vida sexual da gente na historia - já viu alguém querendo ofender homem dizendo que o cara não faz sexo?), ainda diriam que é inveja, TPM e essas tolices que costumam atribuir às mulheres quando elas se posicionam diante da vida.  Mas isso com certeza não nos fará parar, muito ao contrário. Trincheiras foram feitas para serem avançadas.



Vin&Plaisir – As festas de fim de ano passaram, mas temos aí o verão, vc teria alguns rótulos legais para indicar para quem esta na dúvida na hora de comprar vinhos?

Deise Novakoski - Ainda que as festas de fim de ano já tenham passado, no ano que vem tem mais não é? Então minha dica é a seguinte: Compre o que couber no seu bolso. E beba o que tiver na sua taça como se não houvesse nada melhor no mundo. Pois a bebida que te serve certamente sempre será a melhor de todas.
E ainda eu posso acrescentar que as melhor bebidas para o verão são aquelas com baixo teor alcoólico - lembrando que o álcool aumenta a sensação térmica. Por isso convém apostar em drinques feitos à base de vinhos brancos e rosados e cervejas do tipo witbier.


Vin&Plaisir - Quais são seus planos para 2013?

Deise Novakoski - Não faço muitos planos, deixo as coisas acontecerem. De maneira geral me entusiasmo com tudo e sempre estou aberta para propostas. As coisas mais inusitadas que fiz no meu trabalho aconteceram porque alguém viu em mim um potencial que eu não sabia que existia, como foi o caso do Menu e do Liquido.  Jamais pensei que eu poderia ser uma apresentadora de TV, mas alguém viu isso em mim e eu gostei! :- ) Por isso, acho mais bacana ficar aqui imaginando o que irão descobrir que mora em mim ....



0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!