0

Exportação de vinhos a granel na Espanha tem aumento de 35%



No primeiro trimestre de 2012, as exportações de vinhos espanhóis têm gerado resultados positivos em volume (5% com 5,3 milhões de hectolitros - hl) e em valor (15%, para 554 milhões de euros)  . segundo dados analisados ​​pelo Observatório Espanhol do Mercado do Vinho (OEMV).

Um dos indicadores mais animadores do relatório, é o aumento no preço médio, que subiu quase 10% em relação ao primeiro trimestre de 2011, chegando a 1,04 euros por litro. O aumento ainda maior ocorreu no final do trimestre, com (26%) quando comparado o preço médio do vinho em março de 2011 (0,94 euro por litro) em comparação com março de 2012 (1,18 euro por litro ).

Ao longo do primeiro trimestre de 2012, os vinhos engarrafados com DOC aumentaram seus preços em 5% e as exportações aumentaram 3% em volume (0,73 hl) e 8% em valor ( 229 milhões de euros).

No caso do vinho a granel de vendas, vinho sem denominação de origem obteve um aumentou em 6% em volume e 35% em valor chegando a  115 milhões de euros , com uma média mais elevada 28% para  0,40 € por litro. O único produto em que as exportações sofreram queda foram os  AOC, com (-33% ) em volume (140.000 hectolitros) e (-22%) em valor (10,5 milhões de euros ) para um preço médio de 0,75 € / l.

França e Alemanha são  principais destinos



A Espanha aumentou, em volume, a exportação de seus primeiros quatro mercados: França (5%), Alemanha (20%), Itália (37%) e Reino Unido (15% )No entanto, diminuiu significativamente na Rússia (- 50%), na Holanda (-18%) e Portugal (-12%).

Em termos de valor, o pódio dos primeiros clientes de Espanha consiste em:


• Alemanha (87 milhões),
• Reino Unido (65 milhões),
• Estados Unidos (53 milhões)
• e França (51 milhões).

O desenvolvimento de valor na venda de vinho espanhol é um ponto positivo para o setor, já que o mesmo reflete numa  mudança de tendências, com um crescimento na maior parte dos preços. No entanto, dada a notícia de crescimento do volume das exportações, de vinho à granel  em volume e valor, quem tem muito a ganhar com isso é o próprio mercado espanhol.
 Fonte : guiapenin.com
Leia Mais ►
0

Espanha segue em alta no cenário vinícola mundial




Espanha é o segundo maior exportador de vinhos do mundo e segue com grande prestígio no mercado

Famosos por produzirem vinhos de qualidade, os espanhóis se enchem de orgulho ao falar sobre seus rótulos e regiões vinícolas. E com razão! A Espanha ocupa a terceira posição no mapa da produção mundial, ficando atrás da Itália e da França, e lidera o ranking dos países com a maior área de plantação de vinhas do mundo. No total, são cerca de 1,2 milhões de hectares plantados e ainda está classificada entre os dez países que mais consomem vinhos e o segundo maior exportador, conforme aponta dados divulgados pela OIV – Organização Internacional da Uva e do Vinho.

Seus vinhedos e sua geografia

A Espanha possui um vasto cenário demarcado pela produção de vinhos, aqui, vamos citar apenas alguns como a região de La Rioja subdividida em La Rioja Alavesa (situada na Provincia de Álava no País Basco), La Rioja Alta (Burgos) e La Rioja Baja (sudoeste), as quais apresentam sua uva ícone a famosa "Tempranilo", capaz de produzir tintos "excepcionais". Na região de La Rioja Alavesa, temos um clima influenciado pelo Atlântico, com verão quente e ensolarado, carregado de frescor em suas brisas noturnas. O inverno pode ser muito rigoroso como também mais flexível dependendo do ano. Seu solo é composto de argila e calcário, enquanto a Rioja Baja que compreende também os setores vinícolas dos famosos vinhos de "Navarra", tem solos mais arenosos e aluviais. Todas as três regiões possuem uma capacidade imensa de produzir tanto vinho jovens como grandes Gran Reservas.

Mais ao centro do país, temos a Cataluña, tipicamente marcada por uma cultura bem específica na produção de vinhos diretamente influenciados pelo clima mediterrâneo, que se traduz na elaboração de bons brancos e espumantes espanhóis, popularmente conhecidos como "Cavas".

Na Galícia, localizada no noroeste da Península Ibérica, mais ao extremo norte do país, seus vinhos recebem influência do oceano atlântico, o que torna seus brancos secos e leves.

Mais ao norte da Espanha, nas regiões de Navarra (a qual já citei nesta matéria) e Ribeira del Duero, temos a produção de tintos encorpados e brancos mais robustos, fazendo excelentes casamentos com peixes de água doce.

Poucos sabem, mas há uma pequena produção de vinho na Ilha das Canárias, famosa pelo seu turismo internacional e que conta com um clima e uma geologia semelhante aos da Cataluña, produzindo tintos jovens de bastante frescor.

O lendário vinho "Jerez", um tipo de vinho fortificado, vem de uma das mais famosas regiões vinícolas da Espanha, a Andalucia, situada ao sul de Sevilla, próxima da costa atlântica, a qual possui um solo calcário e mineral, com verões secos e quentes e invernos rigorosamente frios e chuvosos.

Do Jerez seco como aperitivo, ao doce, para o acompanhamento das sobremesas. Seja qualquer que seja a sua escolha, só uma coisa é certa! Você vai simplesmente amar este vinho!

Conheça suas uvas

Dentre as variedades de uvas, as brancas de maior destaque são a Airen a Viura (muito conhecida como Macabeo), Chardonnay, Verdejo e a Albariño.

A variedade tinta é representada pela Tempranillo, Carineña, Garnacha Cabernet Sauvignon e Mencia.

Dica de Compra

Vega Sicilia Unico Gran Reserva

Trata-se de um vinho de Ribera del Duero, produzido com as uvas Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e Albillo. Sendo a uva Tenpranillo a grande coadjunvante a qual retém 60% da produção.

É um vinho muito aromático, com taninos discretos, possui corpo e elegância.

Esse vinho é altamente disputado entre os colecionadores.

Leia Mais ►
0

Profissão : Chef de Cozinha

     
Cresce o número de interessados em se profissionalizar na área e brilhar como os grandes chefs no Brasil , com isso, mais e mais pessoas buscam fazer graduação, cursos e especializações em outros países. A busca pela profissionalização no segmento gastronômico cresceu significativamente nos últimos 10 anos. Os restaurantes estão se estruturando para atender seus clientes e deixando de ser apenas um negócio familiar. Dessa forma, a figura do chef passou a ser fundamental. 

De acordo com a coordenadora do curso superior de Gastronomia oferecido pela Ceunsp, em Itu, interior de São Paulo, professora Sandra Carvalho, hoje os clientes são muito mais exigentes. “Exigem pratos sofisticados, mais saborosos e principalmente um atendimento de melhor qualidade. Para que estes quesitos sejam atendidos é de extrema importância que se tenha mão de obra especializada”, afirma.

A explosão do mercado começou na década de 90, sobretudo com a vinda de chefs internacionais para o Brasil, trazendo muita criatividade à mesa. Armas usadas para impressionar na apresentação dos pratos e fidelizar o cliente se tornaram obrigação para os restaurantes mais antenados. A contratação de um chef com uma bela formação, um sommelier, cardápio com pratos próprios, atendimento diferenciado compõem as mudanças no setor. 

“A influência da cozinha estrangeira é fato. A cada ano cresce mais o consumo de vinhos no Brasil, e principalmente o consumo por pessoas que conhecem o que estão consumindo. De 2008 para 2009 o consumo no Brasil manteve-se estável, mesmo com a crise econômica. Ao mesmo tempo temos um país enorme, habitado por pessoas de várias culturas e isto interfere na formação de novos restaurantes”, avalia Sandra.

A abertura de cursos de Gastronomia comprova essa tendência. Em 1986 foi criada a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Em 1999 aconteceu o I Forum Nacional das Associações da Gastronomia. “Surge a necessidade da adequação dos estabelecimentos do setor às boas práticas de alimentação, pois cada vez mais as refeições passam a ser realizadas fora do lar”. Em 2006 começaram os Festivais Gastronômicos como forma de valorizar a gastronomia brasileira.

No início da década de 90 os cursos de Gastronomia abrigavam menos que 20 alunos por sala. Em 2000, o interesse pela profissão começou a aumentar com a criação do curso de tecnólogo em Gastronomia. São dois anos para que se obtenha o diploma universitário. Hoje, somente no estado de São Paulo há três mil estudantes de Gastronomia.
Alex Atala do D.O.M, um dos maios ídolos dos jovens no Brasil


Graduação


Sandra salienta que a existência de profissional graduado em Gastronomia vai além da cozinha. Os cursos ensinam também gestão de pessoas, cálculo de custos, empreendedorismo e marketing. “Para ser um grande chef é preciso conhecimento amplo na área”, opina. E, para se manter no mercado cada vez mais competitivo, é necessário ter como foco a área de compras. “É o coração do restaurante. Depois, saber planejar, calcular e estabelecer custos, controlar e gerenciar pessoas, selecionar e contratar, ensinar, definir regras e, logicamente, saber cozinhar muito bem”, relaciona a professora. 

Aptidão para área também é importante. É preciso saber pelo menos “pegar na faca”. Ler sobre o mercado e ter consciência de que embora seja uma carreira promissora, é uma área difícil. “Muitas vezes é preciso começar de baixo, lutar muito para se destacar. Em um curso de gastronomia não existem somente disciplinas práticas, muitos acham que é só cozinhar, como nos programas de TV. Há muito mais por trás disto”, ressalta.

Números



Sandra Carvalho é graduada em Zootecnia. Especializou-se em panificação e confeitaria, fez doutorado em Tecnologia de Alimentos e cursos de Culinária Oriental e Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers. Atua como consultora em Gastronomia, coordena e é professora nas disciplinas de Cozinha Fria, Técnicas de Manuseio de Carnes e Pescados e Enologia, na Ceunsp. Também administra o Empório São Jorge, em Itu.

Fonte : Revista Sabores do Interior


Leia Mais ►
0

Vinhos : Pesquisa aponta crise como principal causa na redução do consumo de vinhos na Inglaterra

 


 Os ingleses parecem estar reduzindo suas compras com bebidas. Pelo menos foi o que apontou uma pesquisa realizada pela Associação de Comércio de Vinhos Britânicos e Destilados (WSTA), e divulgada durante  a  Wine Fair de Londres (LIWF), que aconteceu na semana passada em londres. De acordo com a pesquisa realizada em uma amostra representativa da população britânica, o vinho continua sendo a bebida alcoólica favorita da população, sendo que  81% dos consumidores de bebidas alcoólicas já provaram os vinhos, contra 72% que preferem os destilados  e 71% que só consomem cerveja.  Mas apenas 38% dos entrevistados declararam ter vinho em casa toda a  semana.

No entanto, este estudo também destaca os efeitos da crise econômica sobre o consumidor inglês, considerando que 77% dos consumidores afirmam ter redução de gastos dispensando bebidas alcoólicas, inclusive em bares e restaurantes. Segundo o levantamento, o primeiro critério que um o consumidor inglês utiliza para comprar uma garrafa são:  67%  compram uma garrafa por já conhecer o rótulo e 64%compram vinhos apenas se este está na promoção.

 
 
Leia Mais ►
0

Manoel Beato lança seu mais novo livro


A partir do dia 15 chega às livrarias de todo o Brasil a mais nova obra sobre essa bebida tipicamente brasileira a "Cachaça"! Desta vez,  escrita pelo  sommelier  Manoel Beato, que além de sua paixão pelos vinhos,  tornou-se um estudioso no assunto. O Livro que tem como título seu nome original "Cachaça", conta sua história , bem como, seu processo de produção e sabores. Além de inúmeras curiosidades.

Serviço:

Editora : Terra Brasil
Preço : R$ 120
Leia Mais ►
0

Alta gastronomia com sustentabilidade dá o tom da 1ª edição do Menu Sustentável


Começa neste sábado (02) e vai até o dia (10) a 1ª edição do Menu Sustentável, evento gastronômico que reunirá grandes restaurantes da capital paulista com a proposta de oferecer uma semana especial com opções de alta gastronomia e sustentabilidade.


Para participar do Menu Sustentável, cada chef utilizou as premissas que vão desde à origem dos ingredientes, bem como condutas que fazem a diferença dentro dos princípios de sustentabilidade.

Além de utilizar produtos de origem 100% orgânica disponíveis na estação, a criação dos pratos levou em conta o aproveitamento completo dos alimentos, o que resultou na eliminação do desperdício e a minimização do descarte de resíduos para o lixo.

Muito mais que proporcionar uma gastronomia sustentável durante o evento, o Menu Sustentável pretende levar esta ideia para a casa dos visitantes. Além de apresentar a criação de cada restaurante, o cardápio do Menu Sustentável vem acompanhado por dicas que incentivam o cliente a adotar atitudes sustentáveis no dia a dia da cozinha, além da receita preparada pelo chef – um convite para colocar em prática a consciência ambiental na elaboração do prato em casa.

Entre os restaurantes que participam do Menu Sustentável estão o Capim Santo, da chef Morena Leite; o espanhol Eñe, comandado pelos chefs Javier e Sergio Torres; o Marakuthai, da chef Renata Vanzetto, o Eau French Grill, chefiado por Laurent Hervé e o Porto Rubaiyat, do chef Carlos Iglesias.

Além de levar a bandeira da sustentabilidade à cozinha, o Menu Sustentável aproveita a oportunidade para difundir a apoiar uma grande causa: o trabalho promovido pelo Banco de Alimentos, organização não fundamental que desde 1999 atua na arrecadação de alimentos sustentada pelo ciclo da redução da fome por meio do combate ao desperdício de alimentos e a promoção da educação e a cidadania em nossa sociedade. Cada casa participante terá à disposição um cofrinho onde os clientes pode realizar sua doação em prol do Banco de Alimentos.


Mais informações podem ser adquiridas na página do evento : http://www.viradasustentavel.com/ 

Fonte : Assessoria de Imprensa do Evento
Leia Mais ►
0

Chefs servem suas versões do sukiyaki em evento beneficente

Shin Koike, um dos chefs participantes




Promovido pela  ceramista Hideko Honma, o evento Sukiyaki do Bem reúne dez chefs no próximo sábado (2), a partir das 20h, no Hotel Tivoli Mofarrej.

A proposta é que os profissionais de cozinha, entre eles Jun Sakamoto e Janaina Rueda (do Bar da Dona Onça), façam suas versões cozido japonês, tradicionalmente feito com carne e legumes, para o jantar beneficente (R$ 350 por pessoa).

O catalão Sergi Arola (detentor de duas estrelas no Guia Michelin), será o anfitrião da noite. O chef, que vem ao Brasil apenas duas vezes por ano, confirmou presença no jantar para 350 comensais, que está em sua sexta edição.


Participam ainda os chefs Adriano Kanashiro (do Momotaro), Rodrigo Martins (Vino!), Shin Koike (Aizomê), Carlos Ribeiro (Na Cozinha), além dos patissiers Amanda Lopes e Michel Fouer (Tivoli Mofarrej). 

Carlos Gallo, chef executivo do hotel, é quem vai coordenar toda a produção do jantar, que conta ainda com a participação de dois sommeliers responsáveis pela harmonização: Benedito Filho (Clos de Tapas) e Jo Barros (Tivoli Mofarrej).

Depois do jantar, haverá um leilão de pratos desenhados por Hideko Honma e assinados e customizados por chefs como Alberto Landgraf (do Epice).
A renda do evento será revertida para a Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi no Sono, que cuida de idosos, em Guarulhos, e para o para o Hospital Santa Cruz, em São Paulo.
 
Sukiyaki do Bem

Sábado, 2 de Junho, 19h30
Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej – Alameda Santos,  1437 
 Tel.: (11) 3146 5900
Convites: R$ 350,00 por pessoa à venda no Atelier Hideko Honma (rua Pintassilgo, 429 – Moema – Tel. 5042 4459)
e na Associação Dom Jose Gaspar - Ikoi no Sono (rua São Joaquim, 381)

Fonte : Basílico
Leia Mais ►
0

Hoje é dia Internacional do Hambúrguer!

    


Para comemorar o dia Internacional do Hambúrguer, segue uma receita de Hambúrguer de Soja, da chef Rita Taraborelli feita para o restaurante Maní, de São Paulo.


Hambúrguer de Soja


Ingredientes
1 xícara de proteína de soja texturizada miúda
2 unidades de batata doce cozida e amassada
2 unidades de ovos orgânicos
1 cm de gengibre raladinho
2 xícaras de caldo de legumes preparado por você mesmo(a)
4 colheres de sopa de shoyou
¼ couve flor ralada
3 dentes de alho amassados
1 cebola picada bem dourada
1/2 xícara de arroz cateto integral cozido
2 colheres de sopa de azeite de Oliva extra virgem
1 punhado de manjericão fresco picado
1 punhado de salsinha picada
1 xícara de farinha de rosca feita com pão integral (velho e seco) ralado
sal
pimenta do reino



Fonte: Folha Online
Leia Mais ►
0

Chef s Morena Leite e Otávia Sommavilla lançam livro de receitas



As Chef s Morena Leite  e Otávia Sommabilla acabam de lançar uma obra que promete encher seus olhos. No livro “ Doce Brasil Bem Bolado”  que traz 128 páginas de puro sabor e prazer, você poderá conferir 32 receitas de bolos decorados para festas, com modo de preparo, de montagem e de decoração, que levam ingredientes tipicamente brasileiros como goiaba, cachaça, aipim e caju. O livro vai estar à venda a partir do próximo dia (01).

Sobre as chefs :

Otávia Simmavilla é uma verdadeira artista na arte de fazer bolos. A chef faz craições animadas e cheias de estilo, vale à pena conferir no site : www.otaviasommavilla.com.br

Morena Leite é chef e proprietária do Restaurante Capim Santo, localizado no bairro Pinheiros , em São Paulo.
http://www.capimsanto.com.br/

Serviço:

Editora : GAIA
Preço : R$ 69,90
Onde comprar:  www.lojacooklovers.com.br


Leia Mais ►
0

Museu de vinhos de Bordeaux tem lançamento neste fim de semana

Cadillac, um pequeno vilarejo ao redor da comunidade de Gironde, próximo a Bordeaux conta com  um “ Museu da Vinha e do Vinho”, com inauguração prevista para este final de semana. Quem passar por lá , vai  explorar a história da vinha, variedades, terroirs, seus homens, e ainda brincar com os jogos sobre o vinho, incluindo um quebra-cabeça magnético para reconstruir uma videira.
Sem dúvida um desses lugares para explorarmos numa das regiões mais ricas e generosas de beleza no sudoeste da França.


Serviço:


A Wine House, 104-106
The Street Closière Cazeaux-Cazalet 33410 – CADILLAC


Leia Mais ►
0

Receita deTortinha de Pêra para o fim de semana!

Meninas, segue uma receita de Tortinha de Pêra super bacana que a Cozinha Tal e Qual enviou para o Vin&Plaisir!

Vai lá!!


Ingredientes

Recheio:

- 3 peras Williams grandes, sem casca, picadas em cubinhos
- 1 colher (sopa)
- ½ colher (sopa) de suco de limão

Massa:

- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 ½ colheres (sopa) de Tal e Qual (7 g)
- 1 ovo
- ½ xícara (chá) mais ½ colher (sopa) de óleo de canola
- canela em pó para polvilhar
- 1 gema para pincelar

Preparo

Faça o recheio: cozinhe as peras junto com o adoçante, o suco de limão e 1 ½ xícara (chá) de água, em fogo baixo, em panela semitampada, por cerca de 15 minutos, ou até as peras ficarem ligeiramente transparentes e absorverem todo o líquido. Deixe esfriar.

Prepare a massa: misture a farinha de trigo com o adoçante. Acrescente o ovo e o óleo e misture com as mãos. Dê o ponto com água, até formar uma massa um pouco quebradiça.
Abra a massa entre dois sacos plásticos (dessa maneira ela não grudará na mesa) em espessura bem fina (2 mm). Cubra formas de tortinhas (9 cm de diâmetro) com a massa e recheie-as com as peras. Polvilhe canela em pó por cima.

Corte tiras de 0,5 cm da massa aberta restante com uma faca e cubra as tortinhas com as tiras entrelaçadas. Pincele-as com a gema e asse em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 25 minutos, ou até a massa dourar. Deixe amornar e desenforme as tortinhas. Sirva-as frias ou quentes, acompanhadas de sorvete de creme diet.

Rendimento: 6 tortinhas (90 g cada)
Tempo de preparo: 1 hora
Variação: você pode trocar as peras por maçãs. Experimente também, em vez de assar várias tortinhas, assar uma torta maior em uma forma de 20 cm de diâmetro.

Quer saber mais receitas como essa.. então acesse o Clube de Receitas TaleQual :
Leia Mais ►
0

Dica de Leitura: A cozinha rápida de Ana Maria Braga

      
Há 13 anos à frente do programa Mais Você, Ana Maria Braga se tornou uma expert da culinária. Sempre em função de auxiliar seu público, a apresentadora lança pela Agir o livro A cozinha rápida de Ana Maria Braga, que ensina receitas ágeis e de fácil preparo, mas sempre saborosas.

       A ideia surgiu quando, em conversas com seus amigos, Ana Maria percebeu que a falta de tempo é um dos males da vida moderna. Era preciso dar uma solução àqueles que buscam refeições práticas e apetitosas, sem apelar para o fast food. A apresentadora então reuniu 75 refeições − divididas em entradas, acompanhamentos, pratos principais, lanches e sobremesas −, que podem ser preparadas rapidamente, sem atrapalhar os outros afazeres do dia a dia. Cada etapa da execução é acompanhada de ilustrações, facilitando o desempenho do leitor.

    A concepção, as receitas e as dicas apresentadas em A cozinha rápida de Ana Maria Braga são assinadas pela própria apresentadora, que declara na apresentação que cozinhar é uma das suas grandes paixões. O resultado pode ser visto nas páginas deste livro, que reúne o esforço de uma equipe competente e dedicada.

Serviço:

Editora : Agir
Preço : 29,90
Páginas: 184
À venda nas melhores livarias

Fonte : Assessoria de Imprensa Approach
Leia Mais ►
0

Vinhos brasileiros premiados na Inglaterra

    


 Logo na primeira participação no Decanter World Wine Awards, os vinhos brasileiros ganharam oito medalhas. O resultado da nona edição do concurso realizado pela mais importante revista de vinhos do mundo, a Decanter, foi anunciado nessa terça-feira, dia 22, na London International Wine Fair (LIWF), em Londres, Inglaterra. Quatro vinícolas brasileiras – Dunamis, Miolo, Casa Valduga e Santa Augusta – foram premiadas com quatro medalhas de bronze e quatro menções honrosas.

    A Dunamis recebeu três medalhas – duas de bronze (para o espumante Dunamis Ar Moscatel e para o vinho branco Dunamis Ser safra 2011) e uma menção honrosa (para o varietal Dunamis Pinot Grigio). O Miolo Wine Group também ficou com três medalhas – duas de bronze (com o Alisios do Seival Pinot Grigio/Riesling e o Alisios do Seival Tempranillo/Touriga). A Casa Valduga ganhou uma menção honrosa com o espumante 130 Brut e a vinícola catarinense Santa Augusta também ficou com uma menção honrosa para o seu vinho branco Moscato Giallo safra 2011.

      O Decanter World Wine Awards teve um recorde vinhos inscritos este ano: 14.119 amostras de 47 países. Quem anunciou os resultados foi o famoso crítico de vinhos Steven Spurrier, que ficou conhecido pelo histórico Julgamento de Paris, realizado em 1976, numa degustação às cegas comparando os vinhos californianos aos melhores exemplares franceses de Bordeaux e Borgonha. Esta degustação, com nove jurados franceses, surpreendeu a todos a dar o primeiro lugar a um vinho californiano, marcando uma explosão de confiança nos vinhos do Novo Mundo. “Nós temos os melhores jurados do mundo”, disse Spurrier. Mais de 200 comerciantes de vinho, sommeliers, jornalistas e autores, incluindo 54 Masters of Wine e 11 Master Sommeliers, participaram de uma semana de julgamento, em abril.

O Decanter World Wine Awards compete com o International Wine Challenge (IWC) para ter o reconhecimento de concurso de vinho mais importante do Reino Unido. Este ano, foram mais de 14 mil amostras de vinhos de 47 países participaram do Decanter World Wine Awards, ante mais de 15 mil amostras de mais de 50 países do Wine Challenge, que nesta edição concedeu 30 medalhas – um recorde – para os vinhos brasileiros. 

Brasileiros surpreendem

   “As vinícolas do sul do Brasil estão cheias de agradáveis surpresas”. A afirmação é de Steven Spurrier, famoso crítico britânico, em sua coluna da edição de agosto da revista Decanter, a mais prestigiada publicação de vinhos do mundo. O comentário positivo aos vinhos brasileiros veio após Steven Spurrier degustar os produtos das nove vinícolas (Aurora, Casa Valduga, Irmãos Basso, Lidio Carraro, Miolo, Piagentini, Pizzato, Rio Sol e Salton) presentes na feira em Londres. As empresas participaram reunidas em um estande coletivo do projeto Wines of Brasil. No dia 18 de junho, Spurrier passou de balcão em balcão degustando os produtos das vinícolas brasileiras na London Wine Fair. No dia seguinte, ele voltou para provar mais vinhos brasileiros.

   Segundo a gerente de Exportação do projeto Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, Spurrier parabenizou as vinícolas brasileiras pela “crescente evolução dos vinhos”. Em entrevista no estande Wines From Brazil, o famoso crítico britânico revelou que gostou especialmente dos vinhos Tannat Reserva 2005, da Pizzato, e do Cabernet Franc 2007, da Salton. “Estou muito impressionado com estes vinhos, principalmente porque não são muito alcoólicos (13,2% e 13,3%, respectivamente), o que revela melhor a fruta no caso de rótulos jovens”, comentou. “Se fossem mais alcoólicos, os vinhos perderiam esta fruta. Acho que o Brasil deve continuar neste caminho de elaborar vinhos em uma faixa moderada de álcool, de 12% a 13,5%”, acrescentou.

    Spurrier ainda disse que os vinhos brasileiros são muito gastronômicos. “São vinhos com a proposta de acompanhar comida”, atestou. O crítico destacou o frescor dos vinhos brancos, sobretudo da cepa Chardonnay, e a qualidade dos espumantes. “Observei uma boa constância de qualidade em todos os produtos brasileiros”, afirmou. Andreia Gentilini Milan comemorou a atenção dispensada por Spurrier aos vinhos brasileiros. “Eles fez questão de degustar todos os produtos e elogiar a qualidade verificada nos vinhos apreciados”, salientou. 

Fonte : Revista Serra Nossa
Leia Mais ►
1

Viver Casa & Gourmet apresenta cursos de inverno

          
      Com a chegada do inverno, época mais fria e charmosa do ano, o Viver Casa & Gourmet preparou uma lista de cursos especiais com guloseimas que prometem aquecer o tempo gelado.
    Outro destaque do mês será os cursos para a culinária de uma das festas mais aguardadas do ano, a Festa Junina, com os tradicionais pratos típicos da data. Além disso, o espaço ainda oferecerá aulas de comidas japonesas, doces e massas, a variedade é enorme. A casa também oferece palestras sobre organização da casa, dicas de como organizar seu guarda roupa, arrumação de malas e muito mais. Os cursos são gratuitos e estão abertos ao público em geral.

Os interessados devem fazer a inscrição pelo site http://www.vivercasaegourmet.com.br. As vagas são limitadas.
Leia Mais ►
0

Chef Renata Braume cria receitas francesas com ovos caipira


Entre os dias 29 de maio e 17 de junho, você vai poder conferir as receitas com ovos caipiras preparados pela chef Renata Braume,  do  Restaurante chef Rouge.

O menu conta com receitas em que os ovos são coadjuvantes , como crème brûlèe de champignons com perfume de trufas , ovos batidos com camarões, aspargos e mix de verdes e o ovo cozido com gema mole ao creme de foie gras fresco .

Todos os ovos são de origem orgânica provenientes da ave francesa “ Label Rouge”.

Serviço:

Chef Rouge
Rua Bela Cintra, 2.238, Jardins, São Paulo
Fone :  (11) 3081-7539

Morumbi Shopping, Av. Roque Petroni Júnior, 51, piso Terraço, Itaim Bibi, São Paulo
Fone :  (11) 5181-9749



Leia Mais ►
0

Vem aí Vinexpo 2012





De 29 a 31 de maio Hong kong deverá acolher a Vinexpo 2012, maior feira de vinhos do mundo. O evento deverá contar ainda com uma alta gama de eventos, como degustações temáticas  e conferências.

Para mais detalhes e informações sobre o evento acesse : http://www.vinexpo.com/
Leia Mais ►
0

Acontece o evento “Degustar 2012”, em São Paulo



Começou hoje e segue até amanhã (23) no Espaço Villa Lobos, no bairro do Jaguaré em São Paulo. A 10ª edição do "Degustar 2012" evento que reúne referências do mercado da gastronomia e decoração de festas e eventos.

Diversos eventos estão sendo realizados. Entre eles :  degustação e harmonização de vinhos, coquetéis e cafés .

Toda a arrecadação do evento será revertido para o Hospital do Câncer de Barretos.


Serviço:

Evento: “Degustar 2012”
Local: Espaço Villa Lobos (Av. Gonçalo Madeira, 209 – Jaguaré – São Paulo / SP)
Data e horário: dias 22 e 23 de maio, das 14h às 21h30
                                                      http://www.eventodegustar.com.br


Leia Mais ►
0

Vinhos Baron Philippe de Rothschild brilham no Festival de Cannes


     A edição do Festival de Cannes deste ano que começou no último domingo (16), e vai até o dia 27 de maio,  apresenta mais uma vez os rótulos do Baron Philippe de Rothschild como a grande estrela da festa . O grupo que é  fornecedor oficial do evento desde 1992 e conta com o terraço “ Mouton Cadet bar de vinhos" na edição de 2012.


O  Instituto dos vinhos do Douro e do Porto também brilham por lá apresentando seus produtos pelo segundo ano consecutivo na “Plage du Majestic “.


De acordo com uma pesquisa realizada pela Grupo de Comunicação (RTL) , os principais hotéis em Cannes estão se preparando para uma grande demanda de vinhos finos no festival. O Hotel Majestic Barrière em Cannes estima vender este ano cerca de  15.000 garrafas de champanhe e 8.500 garrafas de vinhos vintage. O Carlton Hotel pretende abrir cerca de  10 000 garrafas de champanhe, enquanto o Martinez Hotel espera um consumo próximo a 5.000 garrafas de champanhe durante todo o festival.

Leia Mais ►
0

London International Wine Fair começa hoje!


Julio Kunz, CEO da vinícola que estará em Londres

Começa hoje e vai até o dia 24.05 na capital inglesa a London International Wine Fair 2012, que deverá receber 35 países expositores. O Brasil esta entre eles destacando a Vinícola Dunamis que vai estar apresentando seus vinhos pela primeira vez numa feira internacional.

A feira conta com conferências, rodadas de degustações, entre outras atrações. O evento deverá eleger também o melhor sommelier da Inglaterra.

Mais informações acesse : http://www.londonwinefair.com/


Leia Mais ►
0

Agenda : Festival de Miúdos na Mello & Melão Tratoria em SP




A partir de hoje até o dia 31 de maio, a Mello &Mellão Tratoria deverá promover o Festival Ricordo, Miúdos no Prato. No total , deverão ser quatro opções : Fígado à VenezianaLíngua com cappellini, Trippa (dobradinha) com feijão branco e Rim ao Marsala com erva doce, cada prato deverá custar R$ 35.

 Serviço:


 Mello e Melão Tratoria
 Rua Pais de Araújo, 184,
 Fone :  11 3078 08 12
Leia Mais ►
0

Minha primeira adega : Dicas para compra!





     Comprar uma adega é sinônimo de que você realmente gosta de vinho,  e quer  investir em bons rótulos ou pelo menos ter aquele lugar para armazenar seus vinhos com mais tranquilidade.  Além disso, você  poderá ultrapassar seu limite de compras , pois seus vinhos estarão em temperatura segura tanto para seu consumo quanto para serem preservados, e lhe darão comodidade e praticidade. Se este é o seu caso, vale a pena "sim" investir numa adega!

Então, vamos inumerar algumas dicas valiosas na hora de comprar a sua primeira adega!
É importante pesquisar preços, tamanhos, entre outros fatores na hora da compra para que  você não se surpreenda lá na frente e nem caia em arrependimento por não ter comprardo uma adega maior por um preço melhor.. Essas coisas que geralmente acontecem..
Enfim, vamos às compras!


. Adquira uma adega que tenha espaço para mais de 20 garrafas, pois, se você consome duas a três garrafas por semana, por exemplo,  é sinal de que você compra pelo menos uma dúzia por mês e por isso pode estar coreendo o risco de ter sua adega cheia no mês seguinte! Para não correr nenhum risco, o melhor é ter logo uma adega com espaço!

. Sempre verificar com o fabricante se a adega possui assistência técnica, pois, caso tenha algum problema com ela, vai precisar de socorro imediato para não ter os vinhos prejudicados com a mudança da temperatura.

. No quesito iluminação interna, escolha adegas com lâmpadas que não geram calor , assim, você não corre o risco de ter seus rótulos prejudicados.

. Procure comprar adegas que tenham vidros especiais contra raios UV, para que os raios de sol não alcancem o meio interno e prejudiquem a evolução do vinho.

. Os sistemas de refrigeração devem ser silênciosos e de baixa vibração.

. Para armazenar as garrafas, coloque os  espumantes nas prateleiras mais baixas, os brancos e doces no meio e os tintos na parte mais alta. Com isso, os tintos deverão estar na temperatura ideal de consumo , enquanto os outros deverão precisar de poucos minutos em um balde de gelo e água para alcançar a temperatura ideal na hora de serem degustados.
Leia Mais ►
0

Revista Prazeres da Mesa apresenta concurso que vai eleger os melhores chefs de 2012



A Revista Prazeres da Mesa e a Tramontina promovem o concurso que deverá eleger os melhores chefs de cozinha de 2012. Até o dia 24 de maio, você poderá votar para eleger o melhor chef do ano e o chef reveleção! Isso mesmo! Os nomes estão logo abaixo! Para votar basta visitar o site da revista no http://prazeresdamesa.uol.com.br/arquivos/melhores2012.htm
Os vencedores deverão ter seus nomes publicados na edição de junho da Revista.

Além  de eleger os melhores chefs a revista vai premiar também a Personalidade da Gastronomia 2012 e a ONG ou profissional com trabalho de destaque em Responsabilidade Social na Gastronomia, com eleição fechada pela equipe.
Participe!

Chef do Ano concorrem:

- Helena Rizzo e Daniel Redondo, do Mani, de SP
- José Baratino , do Emiliano, SP
- Roberta Sudbrack, que leva seu nome no RJ
- Thiago Castanho, do Remanso do Peixe, PA

Chef Revelação

- Alberto Landgraf, do L’Epice, de SP
- Bárbara Verzola e Pablo Pavón, do Soeta de Vitória
- Manuella Buffara, do Manu de Curitiba
- Viviane Gonçalves, do Chef Vivi, de SP
- Wanderson Medeiros, do Picuí de Maceió

Leia Mais ►
0

Youtube lança canal de gastronomia em julho



Meninas ! Anotem em suas agendas ! No próximo dia 2 de julho o  YouTube vai dar espaço para um novo canal gourmet. "Canal Hungry" , vai contar com conteúdo original e exclusivo de vídeo-receitas e participação de  celebridades da gastronomia.

O programa deverá começar com vídeos curtos de até três minutos, produzidos em parceria com o estúdio multimídia Electus-IAC.


 A nova atração conta com a supervisão de Bruce Siedel, que já passou pelos canais de TV norte-americanos Food Network e Cooking Channel.



Leia Mais ►
1

Harmonização de pratos para o final de semana

O fim de semana esta chegando e nada melhor do que jantar com amigos! Eu separei algumas sugestões de vinhos e pratos para o fim de semana! Espero que gostem!


Sugestão de entrada:

Entrada cobertas com salmão defumado, temperado com molho à base de azeite, limão, sal, ervas e pimenta combina bem com um espumante Brut!
Sugestão :  Arte Brut Casa Valduga, excelente custo-benefício

                              Um riesling alemão com chucrutes com joelho de porco



                                   Gerwürztraminer  com comida indiana com curry



                                            Viognier com risoto de frutos do mar     



                                                   Merlot com carne de pato


                                
                                 Cabernet Sauvignon com carne de cordeiro



                   

                     Torta de maça com um vinho doce de colheita tardia!










Leia Mais ►
0

Primeurs 2011 sofre queda nos preços



Sylvie Cazes, Presidente de l'Union des Grands Crus de Bordeaux, acaba de anunciar a campanha dos “Primeurs”. Segundo Sylvie,  a campanha de inovação começou devagar, mas as saídas  de algumas  marcas deverá acelerar essa dinâmica. “ As vendas iniciais do Château Pontet Canet – Pauillac - foram bem recebidas pelos comerciantes. Com uma redução de 34% em relação aos preços de 2010, a garrafa de 2011 esta sendo negociada a 66 €.


O Château Margaux  chega a vender sua safra de 2011, ao preço de 360
​​€ uma garrafa
(-40% em relação a 2010). O preço da garrafa de Chateau Lynch Bages 2011 diminuiu 31% em relação ao vintage anterior , atingindo o preço de 69€. O preço do Château Pape por sua vez, declinou de 39% ou 57 € a garrafa.
Leia Mais ►
1

Café e Bistrô Condimento em SP


A fachada do café e bistrô Condimento mais parece uma casa de bonecas. Cor de rosa, uma vitrine com cortina e batedeiras coloridas Kitchen Aid expostas em móveis brancos. O local foi idealizado pela proprietária, Carol Doher. Por dentro, a decoração em tom pastel e acessórios delicados dão charme ao local.

O café da casa é Suplicy extraído na máquina de espresso, perfeito para acompanhar as guloseimas cinematográficas feitas por Carol. A especialidade são os doces americanos feitos com suas receitas originais. Carol morou na Califórnia e aprendeu a prepará-los.


A blueberry pie (torta de frutas vermelhas) é uma das mais pedidas. O brownie e o cheesecake são ótimas opções para a sobremesa. Para o café da manhã, além da mesa cheia de bolos fresquinhos, a melhor pedida são as panquecas americanas com xarope de maple.

A escolha pelo ponto totalmente fora do circuito de cafeterias de São Paulo foi proposital. Para Carol, o público da região leste da metrópole não tinha opção de lojas que oferecessem café gourmet. O plano deu certo, e o movimento da casa é intenso durante toda a semana.

Fonte : Portal Expresso


Serviço:


Rua Itapura, 1.525
Anália Franco
Tel. (11) 3554-1525.
De segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 19h.
Leia Mais ►
0

Dica de leitura : As receitas amorosas de uma feiticeira - O diário mágico de Brigitte Bulard-Cordeau





A editora SENAC lançou este ano o livro " As Receitas amorosas de uma feiticeira"! A capa é linda, toda em rosa para estampar bem o ar feminino. A obra é inspirada nos contos da idade média, quando as feiticeiras manipulavam ervas e realizavam magias para conquistar o amado!

Neste livro, Brigitte, a feiticeira, revela muitas das receitas de seu "livro de magia do amor". O mais engraçado é que ele tem uma receita para cada encontro! Nada mal para atrair e conquistar aquele gato!

Não perca de vista essa dica!



Serviço:


Editora : SENAC SAO PAULO
Especialidade : GASTRONOMIA/CULINARIA
Páginas : 232
Edição : 1º
Ano : 2012
Onde comprar: http://www.editorasenacsp.com.br/
Leia Mais ►
1

Cozinha do Piauí é destaque em festival na capital paulista


 1cc98001e9018daf5adf1c5408de9f45690.jpg
A cozinha do Piauí, que abusa do sabor, das cores e dos aromas para deixar qualquer pessoa cheia de apetite, está chegando a São Paulo para alcançar paladares daqueles que têm acesso à culinária de todas as partes do mundo. Durante a 8ª edição da Mostra Piauí Sampa, dias 21 a 27, no shopping Eldorado, os pratos piauienses estarão disponíveis para degustação - uma prova para temperar seus sentidos. E, como tudo é uma delícia, quem ficar com gostinho de "quero mais" poderá se saciar desses prazeres no Divino Fogão do shopping Eldorado, restaurante que se encantou com o evento e preparou um completo menu piauiense.

Sempre presente na mesa piauiense o caju agora é melhor aproveitado e promete entra no menu dos adeptos das dietas saudáveis e vegetarianas. Trata-se de uma nova delícia, a carne de caju, uma apetitosa opção à proteína animal, mais leve e saborosa, que estará em exposição durante a mostra. Além da carne, os visitantes poderão conhecer a rapadura de caju, o caju desidratado, o doce de caju em barra, a paçoca de caju, o licor e o “vinho” de caju. A cajuína (foto), bebida patrimônio cultural do Piauí, também tem seu espaço garantido durante o evento.

Outros pratos típicos do Piauí, a exemplo da paçoca (uma espécie de farofa pilada com carne seca e temperos regionais), da Maria Isabel (arroz com carne de sol, corte bovino), o capote (galinha d’Angola), o baião de dois (arroz com feijão verde) e outros estarão à disposição dos visitantes na Mostra Piauí Sampa. Isso tudo sem falar dos doces, uma atração à parte, como os doces e as compotas de caju, de manga, de goiaba, de mangaba, de buriti, de bacuri, limão azedo; do bolo caseiro e do beiju.
A 8ª Mostra Piauí Sampa, uma iniciativa do Sebrae no Piauí, pela primeira vez recebe uma homenagem de um restaurante dentro da Praça de Alimentação do shopping Eldorado, que vai incluir  os pratos do Estado em seu cardápio, especialmente no período do evento. No cardápio piauiense do Divino Fogão estarão disponíveis o Capote Ensopado, a Maria Isabel e a Paçoca, além de salada e sobremesa. Vale lembrar que o Divino Fogão terá músicas do Piauí em som ambiente, nessa temporada. Além disso, a chef Bel Coelho, do restaurante Dui, também fará seu reconhecimento à culinária piauiense, usando elementos daquela cozinha em seus saborosos pratos.

Serviço:
8ª Mostra Piauí-Sampa
21 a 27 de maio 2012
Shopping Eldorado – Átrio Pinheiros (Térreo) e Praça de Eventos (1º Piso)
Av. Rebouças, 3970 – São Paulo – SP


Fonte : Assessoria de Imprensa
Leia Mais ►