0

Cava é sucesso de exportação na Espanha , mas teme "boicote"


Com bolhas finas, muita fruta e excelente custo - benefício, a cava tem sido o carro-chefe das exportações na Espanha, e os produtores estão animados com as encomendas para este final de ano. A estimativa é atender uma produção de 35 milhões de garrafas ,sendo que  a Freixenet, líder da marca no país deverá produzir sozinha cerca de 12 mil garrafas.


Porém, nem tudo é sinônimo de comemoração na Espanha, principalmente na região da produção da Cava, a Cataluña. Isso porque, existe no país uma complexidade política que se estende há muitos anos, a Cataluña quer se separar da Espanha, ou seja, quer ser um país independente.  Com isso, o nacionalista Artur Mas , anunciou as eleições  antecipadas  para o dia 25 de novembro, quando a previsão era para 2014. 
 
Em caso de vitória, Artur Mas, prometeu um referendo sobre a autodeterminação da Cataluña. Com isso, os produtores ficam no alerta contra boicotes como o que aconteceu em 2005,  quando os produtos da Cataluña sofreram boicote ,  em meio a debates nacionalistas. Na época, as vendas da  cava caíram 7,27% em relação a 2004.

Segundo o diretor de comunicação da Freixenet , Pedro Bonet, a preocupação existe, sim, mas o lema é trabalhar e continuar fazendo a melhor Cava que puderem produzir.

Bonet comemora ainda o sucesso nas vendas “Atualmente, vendemos 76% da nossa produção ao mercado estrangeiro, contra 24% no Mercado espanhol. As exportações estão em pleno progresso, tivemos um aumento de 2,07%  nas vendas em relação a 2010  e ainda conseguimos um recorde histórico de 152 milhões de garrafas vendidas para o estrangeiro”, relata.
“Isso demonstra que mesmo em épocas difíceis como  a crise europeia  , os produtores de Cava conquistaram um Record no mercado estrangeiro, isso é muito positivo,” comemora o presidente do Conselho de Regulamentação da Cava, Gustavo Garcia Guillamet.

Fonte: La Revue Du Vin de France

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!