0

Brasil poderá dobrar o consumo de vinho



O site americano Decanter, publicou esta semana uma nota sobre o acordo firmado entre o governo brasileiro sobre o “Salvaguarda”solicitado  pelos produtores de vinhos nacionais . De acordo com a revista o novo acordo pretende aumentar o número das garrafas nacionais nos supermercados de todo o Brasil.  

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) acordou com os importadores de vinhos, governo e ABRAS( Associação Brasileira de Supermercados).

Juntos, as partes se comprometeram a dobrar o consumo do "vinho fino" produzido no  país ao longo dos próximos quatro anos.

No entanto, as taxas de importação irregulares continuam sendo um grande problema. Enquanto  os produtores de vinhos  de Bordeaux, Borgonha e Champagne , seguem  mais confiantes, os vinhos da Argentina e Chile ainda devem liderar o mercado devido a sua taxa ser bem inferior as taxas de vinhos dos países europeus, por exemplo.

Porém, para o secretário da Comissão Europeia do Vinho (CEEV), José Ramón Fernández, sem dúvida , este é um precedente forte contra as tentações protecionistas . “Não só no Brasil, mas também em outros mercados", destacou.

O que mudou?

O acordo prevê também a ampliação do  volume da produção nacional. Além disso, está entre as medidas a cooperação entre as partes para ampliar o consumo e reduzir tributos.

 

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!