0

Os famosos Rótulos do Château Mouton Rothschild

Com o avanço do marketing no mundo, os vinhos não poderiam ficar de fora! Atualmente, muitas garrafas tem ganhado cores e formas em suas etiquetas, principalmente os vinhos do novo mundo. Mas de acordo com a escritora francesa, Caroline Lampre, autora do livro, « Bordeaux par ses étiquettes », a região de Bordeaux, é uma das únicas no mundo que ainda cultiva a tradição de manter em seus rótulos as mesmas imagens. Para a autora, isso demonstra um fenômeno cultural. « Num rótulo de Bordeaux, podemos encontrar alguns personagens que marcaram a história do lugar ou outros símbolos da cidade. Lembra um pouco o Rio de Janeiro e seu Cristo Redentor. Aqui na França, essas imagens se refletem em seus vinhos, não somente em figuras, mas em cores e imagens. Cada região tem sua idéia peculiar e as mantém ao longo dos anos, mesmo se os rótulos em outras regiões ganham novas formas com o tempo, aqui continuamos pelas nossas tradições », conclui Carolina. Porém, temos uma garrafa de Bordeaux que além da fama dos seus potentes vinhos, também cultiva história em seus rótulos, mas diferente do tradicional, elas mudam!

Agora, estamos falando do famoso Château Mouton Rothschild, de Pauillac, que no início dos anos 20, afim de comemorar seu primeiro vintage engarrafado inteiramente no château, o Baron Philippe de Rothschild (1902-1988), pai da baronesa Philippine, solicitou ao designer Jean Carlu um rótulo de um « Mouton », que mais tarde viria a ser um símbolo para a propriedade. Alguns anos depois, mas exatamente em 1945, o Château passou a garantir aos seus milléssimes uma ilustração original . A garrafa desta safra marcou a celebração do regresso da paz ao país, com o fim da Segunda Guerra Mundial. Com isso, o Barão decidiu, coroar o rótulo com um "V" de vitória, desenhada pelo jovem pintor Philippe Jullian. A partir daí, ele nunca mais parou de encomendar a grandes artistas desenhos memoráveis que passaram a fazer parte da história de cada milléssime produzido nesta propriedade.
Etiqueta 1945

Dentre os pintores estão obras de Picasso, Warhol, Soulages, entre outros. Um fato interessante é que os artistas que registram suas pinturas nesses rótulos não são remunerados, com a condição de ser respeitada a sua liberdade artística, embora a maioria deles são atraídos por certos temas, tais como a videira, o prazer de beber ou o próprio Mouton, que traduzido para o portugues significa carneiro. Nos últimos 20 anos ou mais, por iniciativa da baronesa Philippine, as coleções dos rótulos podem ser vistas em exposições em todo o mundo. Ao todo são mais de 60 pinturas exibidas em "La Exposition Mouton Rothschild – L’ Art et l’ étiquette", a qual já ganhou o mundo sendo vista em diversos países. Infelizmente, o Brasil ainda não foi palco para a exposição.


Confira abaixo alguns rótulos marcantes:

1973: honras de etiqueta a memória de Picasso que morreu em 8 de abril do mesmo ano.
1977: dedicada à visita da Rainha Mãe da Inglaterra.
2003: homenagem ao Barão Nathaniel de Rothschild. A etiqueta mostra uma imagem do Barão, na parte inferior da escritura de compra .

Etiqueta de 1973

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!