0

Passo a passo para decantar e servir o vinho!

A hora de abrir uma garrafa pode gerar duvidas! Como assim? A tarefa que parece ser fácil, muitas vezes vem acompanhada de medos pelo simples detalhes de podermos quebrar a rolha ao meio, do enorme sacrifício de abrir a garrafa com aquele saca rolhas que exige uma certa força, enfim, devido a esse problema, já existe no mercado saca rolhas mais convencionais, que permitem uma abertura sem muitos esforços. Então, vamos conferir abaixo algumas técnicas simples para essa tarefa..

Sigam esses passos!

Ao abrir a garrafa o primeiro movimento é remover a capsula, 

Em seguida vamos remover a rolha, o importante é tirar a rolha com perfeição, sem que ela se quebre! E Pronto, fácil, não?



Decantar o vinho – Para que serve?

O ato de decantar um vinho é utilizado há muitos anos, e a palavra decantar vem do inglês “decanter”, quando decantamos o vinho, ou seja, passamos o liquido da garrafa para um recipiente de vidro ou cristal, estamos realizando nada mais do que um trabalho em beneficio desse vinho. Sim! Vamos entender melhor essa técnica!Você pode estar pensando, mas que frescura! Então, vamos explicar!  O vinho passou muito tempo dentro da garrafa e quando ele sai dela é um momento único, pois é seu primeiro contato com o oxigênio! E como realizar esse trabalho sem erros? É simples, vejam! Lentamente, o vinho vai de uma garrafa para o decantador, além de ganhar respiração, caso  o vinho apresente qualquer deposito no fundo, esse depósito fica na garrafa original e não passa para o decanter! Bom , não é...

Qualquer vinho poderá ser decantado, desde um grand cru, até mesmo um vinho modesto, experimente essa idéia!


Ato de decantar o vinho



Serviço de Vinhos


Anote regras básicas para servir vinho branco!

Ao servir um vinho branco, você deverá respeitar a temperatura que não poderá passar de 1 12 graus de jeito nenhum! Outra regra que vai ajudar seu vinho ficar ainda mais refrescante é mergulhar a garrafa no balde com gelo e água em proporções equivalente ate o ombro da garrafa! Isso mesmo, isso vai ajudar a manter o seu vinho na temperatura ideal para servir! Vale também girar o vinho por alguns segundos para que a garrafa resfrie com mais rapidez, se fosse tiver pressa ao servir!

Vale também lembrar que os espumantes podem e devem ser servidos a 8 graus. Um grande espumante pode ser servido numa temperatura mais elevada entre 10 e 12 graus.

E não abuse da quantidade no copo!  Sempre enchemos uma taça até o seu terço, não mais que isso!

E para os tintos..

O vinho tinto jamais poderá ser servido em temperaturas acima de 20 graus!Esse vinho tem geralmente muita presença de aromas, qualquer resfriamento a mais quebra seus aromas e isso pode ser fatal!

Como guardar as garrafas? Sempre em posição horizontal antes de serem abertas!




0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!